17 Ago, 2022

Laboratório de Ortoprotesia no hospital permite internalizar produção de ajudas técnicas

A criação desta nova valência resulta de um projeto de colaboração entre o CHUA e a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai passar a contar, em setembro, com um Laboratório de Ortoprotesia. Trata-se de “um projeto pioneiro” que permitirá produzir internamente próteses e ortóteses, entre outras ajudas técnicas.

De acordo com o comunicado do CHUA, o laboratório vai permitir disponibilizar “de forma mais célere e eficaz” estes produtos aos utentes.

A criação desta nova valência resulta de um projeto de colaboração entre o CHUA e a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg). O protocolo foi assinado no passado dia 11 de agosto, entre a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Varges Gomes, e o diretor da ESSUAlg, Luís Ribeiro.

“É uma iniciativa que vai fazer com que o CHUA seja o primeiro centro hospitalar com este tipo de oferta. Podemos fazer aqui as próteses para os nossos doentes e termos a primeira resposta, quase imediata e feita à medida das suas necessidades”, explica Ana Varges Gomes.

Além disso, é “uma melhoria na qualidade, uma forma de economia circular para rentabilizar aquilo que temos e que nos vão entregando e, assim podemos reutilizar, sendo mais céleres nesse apoio”, acrescenta.

O diretor da ESSUAlg realça a aposta da Escola na Ortoprotesia. “Há um conjunto de diplomados no terreno, há know-how científico por parte de docentes e esta colaboração resultará na melhoria da prestação de cuidados de saúde no âmbito do desenvolvimento de ortóteses e próteses para os pacientes do CHUA. Por outro lado, com a academia associada ao CHUA, poderemos também promover o desenvolvimento do conhecimento nesta área.”

SO/COMUNICADO

 

Notícia relacionada

Falta de médicos no Algarve. “É preciso indexar os vencimentos base ao custo de vida local”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais