24 Fev, 2025

IPO-Porto promove primeiro Curso Satélite de Imagiologia Mamária

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) realizou, no passado dia 7 de fevereiro, o 1.º Curso Satélite Teórico-Prático em Imagiologia e Intervenção de Mama, no âmbito do congresso Breast Cancer Weekend.

IPO-Porto promove primeiro Curso Satélite de Imagiologia Mamária

A iniciativa, organizada pela coordenadora da Imagiologia Mamária do Serviço de Radiologia da referida instituição, Cláudia Carneiro Bilber, surgiu da necessidade de destacar e aprofundar “o papel essencial da Radiologia no diagnóstico e tratamento do cancro da mama”. O objetivo principal foi, de acordo com a radiologista, fomentar a discussão e “dar a conhecer aos radiologistas mais jovens, o trabalho dos radiologistas dedicados à Imagiologia Mamária inseridos em Clínicas de Mama, como a do IPO-Porto, nomeadamente a importância do seu trabalho altamente diferenciado no diagnóstico, com impacto direto na estratégia terapêutica”.

“O rastreio é importantíssimo, quer de base populacional, quer nos rastreios personalizados. Mas a Radiologia Mamária vai muito além disso. Após a identificação de uma lesão suspeita em ambiente de rastreio, cabe ao radiologista da nossa instituição, especialmente dedicado a esta área, fazer não só a confirmação desse diagnóstico, mas também a quantificação da doença, naquilo que chamamos o estadiamento intra-mamário e loco-regional das lesões. Muitas das vezes, revelam-se casos clínicos de alta complexidade, que envolvem a execução de procedimentos de intervenção por imagem de elevada diferenciação, sempre enquadrados num trabalho multidisciplinar rigoroso, onde o trabalho do radiologista tem um enorme contributo para uma abordagem terapêutica e cirúrgica mais adequada, mais personalizada, a cada uma das doentes”, sublinha a coordenadora.

O curso destinou-se a radiologistas com interesse na vertente da Imagiologia Mamária e internos de Radiologia. No entanto, contou também com participantes de outras áreas, como Cirurgia, Radio-Oncologia, Técnicos Auxiliares de Diagnóstico e de Enfermagem. “Falar deste tema para diferentes classes profissionais permite uma melhor compreensão do trabalho da Radiologia e fortalece o trabalho em equipa”, acrescenta.

Com uma duração de meio-dia, o curso combinou sessões teóricas e práticas e contou com a participação de quatro palestrantes convidados de instituições hospitalares de várias áreas do país, como Braga, Vila Real, Porto e Lisboa. A componente prática decorreu no setor de Imagiologia Mamária do IPO-Porto, onde os participantes puderam realizar procedimentos de intervenção mamária. Inicialmente limitadas a 20 vagas, as inscrições tiveram de ser alargadas, face ao interesse demonstrado.

Cláudia Carneiro Bilber, refere ainda que, além de reforçar a importância da Imagiologia Mamária, o curso teve também como propósito atrair novos especialistas para “esta área essencial” ao Serviço Nacional de Saúde. “Precisamos de mais profissionais nesta área. O nosso trabalho é fundamental para garantir diagnósticos mais precisos, alinhando-nos com a exigência crescente dos paradigmas da cirurgia oncológica da mama, onde se privilegia a cirurgia conservadora, reduzindo assim o impacto da doença na vida e bem-estar das doentes”, enfatiza.

O avanço tecnológico tem sido um aliado nesse processo. Cláudia Carneiro Bilber conta que o IPO-Porto adquiriu, recentemente, “o mamógrafo mais bem equipado do mercado, com tecnologia de ponta” para diagnóstico e biópsia guiada por contraste em mamografia. “É o primeiro aparelho com estas capacidades tecnológicas instalado no nosso país e é um avanço extraordinário para o diagnóstico do cancro da mama na nossa instituição, o que muito nos motiva a continuar este trabalho”, destaca.

O sucesso desta primeira edição abre caminho para a continuidade da iniciativa. “O interesse demonstrado pelos participantes prova que há necessidade de continuar a partilhar conhecimento e a aprofundar esta área”, observa, acrescentando que a realização de uma nova edição dependerá das condições institucionais, mas a expectativa é de que o curso se torne uma referência no calendário formativo do IPO-Porto.

Sílvia Malheiro 

Notícia relacionada 

“A Medicina de Precisão é cada vez mais uma realidade generalizada no tratamento do cancro”

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais