26 Jul, 2021

Iniciativa sensibiliza para a estenose aórtica junto dos lares de terceira idade

O projeto surge no âmbito do Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de julho, e procura oferecer conteúdos que contêm explicações sobre a patologia.

A propósito do Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de julho, foram criados conteúdos facilmente acessíveis sobre a estenose aórtica que procuram sensibilizar a população dos lares de terceira idade, cuidadores e familiares para a doença.

A estenose aórtica é uma doença que afeta principalmente pessoas acima dos 70 anos e que, além de “limitar as capacidades dos afetados”, também diminui a sua qualidade de vida. “Na idade dos avós, a válvula aórtica pode ter um processo de espessamento e obstrução”, começa por explicar o cardiologista de intervenção, Lino Patrício.

Tendo em consideração a incidência deste tipo de condição, a Sioslife e a Medtronic aliaram-se para promover “explicações sobre o que é a estenose aórtica e quais as consequências, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos desta doença”.

Segundo revelam, na plataforma Sioslife, a qual está presente em 361 instituições e com mais de 5 mil utilizadores seniores, “já estão disponíveis histórias de doentes que foram diagnosticados e receberam tratamento, contados na primeira pessoa.

É neste sentido que, através de conteúdos educativos sobre a doença, “o objetivo passa por munir todos os idosos de um conhecimento mais aprofundado sobre esta doença” que, segundo revela o especialista, é “durante anos silenciosa ou com sintomas que são muitas vezes atribuídos à idade, como o cansaço”.

ler mais

RECENTES

ler mais