25 Mai, 2021

Iniciativa da LPCC alerta para perigos do fumo passivo

A nível mundial, cerca de 1,2 milhões de mortes por ano estão associadas à exposição ao tabaco.

Sob o mote “Não fumes, por ti, pela tua família”, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove uma campanha que procura sensibilizar para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde dos fumadores e de quem os rodeia. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio.

Segundo alerta a presidente do núcleo regional dos Açores da LPCC, Mónica Martins, “nunca é demais alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar.” Do mesmo modo, ressalta que as consequências do tabaco e dos novos produtos a ele associados, tal como o fumo passivo, “prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”.

Assim, uma vez que se estima que a exposição ao tabaco causa 1,2 milhões de mortes por ano em todo o mundo, é necessário informar sobre a relação entre o tabagismo e a saúde, de modo a consciencializar a população em geral, especialmente aqueles que querem viver bons momentos com a sua família.

Neste sentido, a LPCC promove um vídeo, realizado através da técnica “stop motion”, que conta a história de um pai que percebe que para acompanhar a sua filha ao longo da sua vida precisa de abdicar do tabaco e adquirir hábitos mais saudáveis.

Com a voz de David Fonseca, o projeto procura, de forma dinâmica e descontraída, transmitir informação relevante sobre o tabagismo, apelando para o perigo deste vício a nível pessoal e familiar.

ler mais

RECENTES

ler mais