30 Jun, 2022

Hospital de Santa Maria encerra UCI para doentes respiratórios por falta de médicos

Denúncia é feita pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul, que acusa a administração do hospital de "incapacidade de gestão de recursos humanos".

A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Respiratórios do Hospital de Santa Maria vai estar encerrada esta quinta-feira, 30 de junho, devido à falta de médicos, alerta o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), em comunicado.

O SMZS sublinha que não foi possível garantir o número mínimo de médicos de forma a manter o serviço em funcionamento. O mesmo sindicato revela que, na quarta-feira, o serviço de Pneumologia do hospital de Santa Maria também esteve fechado pelo mesmo motivo.

No ano de 2022, formaram-se, nesta unidade hospitalar, três médicos especialistas em pneumologia, mas apenas foi aberta uma vaga. O SMZS aponta o dedo ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (de que faz parte o Santa Maria), “que não previu nem evitou esta situação”. “Trata-se de uma incapacidade de gestão de recursos humanos, que teria possivelmente evitado este desfecho”.

O SaúdeOnline contactou o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, estando, neste momento, a aguardar respostas às questões colocadas.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais