16 Nov, 2021

Hipertensão pulmonar lança apelo ao diagnóstico precoce através uma Caminhada solidária

Caminhada/corrida solidárias para doentes, cuidadores e população em geral está marcada para o dia 20 de novembro, em Leiria. Inscreva-se.

Por ocasião do Mês da Sensibilização para a Hipertensão Pulmonar (novembro), a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai organizar uma caminhada/corrida solidárias para doentes, cuidadores e população em geral, no dia 20 de novembro, em Leiria.

A iniciativa pretende apelar para a necessidade de se reconhecerem os sintomas desta patologia de difícil diagnóstico e para a urgência de ter o estatuto de doença crónica, de forma a melhorar a qualidade de vida de todos os portugueses que vivem com hipertensão pulmonar (HP).

A HP é uma doença incurável e raramente diagnosticada numa fase precoce, devido à pouca sensibilização da população para esta patologia e pelo facto de os seus sintomas serem comuns a muitas outras doenças de origem pulmonar, neurológica e cardiovascular. Por este motivo, é considerada uma “doença-zebra” do ponto de vista médico.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 300 pessoas diagnosticadas com HP, mas os especialistas acreditam existam muitas mais por diagnosticar. A ausência de diagnóstico leva a que muitos doentes levem anos a serem reconhecidos e a iniciar o tratamento atempadamente. Apesar de incurável, um diagnóstico precoce pode garantir o controlo da doença através de tratamentos que ajudam no alívio dos sintomas.

Portugal é um dos países da Europa onde a HP não é considerada uma doença crónica. Urge mudar essa realidade, no sentido de ajudar a comunidade de doentes e cuidadores a viverem melhor com esta condição. A facilidade de acesso a consultas, tratamentos e apoios a nível profissional devido ao absentismo provocado pela doença são conquistas importantes de serem alcançadas, no âmbito desta patologia.

Para além da Câmara Municipal de Leiria, o evento contará com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o seu parceiro oficial, a Damistore. O evento terá início pelas 15h, com partida no Jardim da Almuinha Grande, na zona nova da cidade. As inscrições terão o valor de 5 euros, que revertem inteiramente para a APHP. Os interessados poderão inscrever-se por telefone (914 629 053) ou enviar um e-mail para associacaohipertensaopulmonar@gmail.com.

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais