Hipertensão Pulmonar. “Graças à terapêutica, já consigo pegar no meu filho ao colo”
Têm surgido tratamentos que que permitem dar mais qualidade de vida aos doentes e retardar a progressão da doença, que pode impossibilitar as tarefas mais simples da vida.
Rara, progressiva e difícil de identificar, a hipertensão pulmonar é muitas vezes confundida com outras doenças. Falta de ar durante atividades do quotidiano que não requerem esforço físico, cansaço ou pernas inchadas são os principais sintomas desta patologia.
O diagnóstico precoce é determinante para controlar a sua progressão.
Estima-se que em Portugal existam cerca de 300 pessoas diagnosticadas com HP, mas os especialistas acreditam que a prevalência da doença é muito superior a esse número.
Para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, três doentes contam, em vídeo, as tarefas (aparentemente simples) que a doença pode impedir no dia a dia dos doentes.
ler mais
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ler mais