27 Abr, 2021

Hipertensão Pulmonar: Ciclo de Webinares procura facilitar o acesso à informação

A iniciativa pretende educar esta comunidade, com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos seus portadores

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai promover, durante o mês de maio, um ciclo de webinares vocacionado para doentes, cuidadores e profissionais de saúde nesta área.

Através destas sessões e da promoção de um acesso simplificado a informação relevante, a APHP procura instruir a comunidade da hipertensão pulmonar (HP) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos os que lidam com esta doença rara e potencialmente incapacitante.

Tal como afirma a presidente da APHP, Maria João Canas Saraiva, a iniciativa procura “reforçar a importância de informar a população sobre a HP e promover um diálogo aberto entre profissionais de saúde, doentes e cuidadores, criando um espaço de partilha para o esclarecimento de dúvidas”.

A HP é uma doença incurável cujos sintomas são facilmente confundidos com os que se encontram associados a outras patologias de origem neurológica, cardiovascular e pulmonar. Atualmente, estão diagnosticadas em Portugal cerca de 300 pessoas, mas, uma vez que esta condição é difícil de diagnosticar, os profissionais de saúde acreditam que poderão existir muitos casos por confirmar.

Com o apoio das empresas farmacêuticas Ferrer e Janssen, os webinares serão transmitidos na página de Facebook da APHP e o painel de oradores será constituído por especialistas e profissionais na área da HP. O programa do evento está disponível em www.aphp.pt.

ler mais

RECENTES

ler mais