16 Ago, 2022

Grupo dos 50 acusa Ministra da Saúde e estruturas intermédias pela crise na saúde

Apontam ainda críticas aos grupos privados por “usarem esta situação como uma forma de combate político à reforma do SNS".

O Grupo dos 50 acusa a Ministra da Saúde e a sua equipa pelas “dificuldades atuais das urgências”, segundo notícia do Diário de Notícias.

“É da Ministra da Saúde e da sua equipa a responsabilidade política pelas dificuldades atuais das urgências, bem como da competência das administrações hospitalares por si nomeadas e pelos conselhos diretivos das ARS o planeamento e gestão dos recursos humanos existentes e a aprovação das escalas de urgência.”

Composto por um conjunto de cidadãos que desempenham funções em diversas áreas da sociedade civil, o Grupo critica o que diz ser “o falhanço destas administrações e destas estruturas intermédias na antecipação dos problemas e na proposta de medidas para a sua resolução”.

Considera mesmo que revelam “a gritante incompetência dos primeiros [Ministério da Saúde] e a inutilidade dos segundos [conselhos de administração e ARS]”. O Grupo dos 50 considera existir “um problema grave na organização da prestação de cuidados na doença aguda”, mas o problema do encerramento das urgências é anterior à pandemia.

Apelam, deste modo, a que “sejam tomadas, com a rapidez necessária, medidas estruturais que garantam ao SNS as condições para continuar a cumprir a missão para que foi criado (…) e que sejam assumidas todas as consequências pela incapacidade demonstrada por quem falhou com a obrigação primeira de manter o sistema acessível para todos”.

Apontam ainda críticas aos grupos privados por “usarem esta situação como uma forma de combate político à reforma do SNS, induzindo nos cidadãos um sentimento de insegurança”.

O Grupo dos 50 integra nomes como Aguinaldo Cabral, Ana Matos Pires, Ana Prata, António Faria Vaz, Guadalupe Simões, Helena Roseta, Heloísa Santos, José Aranda da Silva, José Maria Castro Caldas, Maria Augusta Sousa, Marisa Matias e Teresa Gago.

SO/DN

 

Notícia relacionada

Hospital de Beja com Urgência Obstétrica/Ginecológica encerrada até quarta-feira

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais