24 Fev, 2023

Governo admite necessidade de mais psicólogos

Atualmente, existe um psicólogo por cada cinco mil habitantes, ou seja, 20 por cada 100 mil, mas os dados referentes a 2020 colocam a média nacional em 3,16 por cada 100 mil habitantes.

O ministro da Saúde admitiu que Portugal precisa de mais psicólogos para abordar os problemas de saúde mental, mas frisou que o Governo está comprometido com esta necessidade, à qual alocou fundos do Plano Recuperação e Resiliência (PRR).

“É evidente para todos que perante uma maior consciência dos problemas da saúde mental precisamos de mais profissionais dessa área e os psicólogos estão na primeira linha dessa necessidade (…). Há um compromisso do Governo com financiamento garantido no PRR para alargamento das estruturas que tratam a saúde mental”, disse Manuel Pizarro.

No Porto, onde na passada segunda-feira assinou com a Ordem dos Médicos um protocolo sobre missões humanitárias na Ucrânia, o ministro da Saúde foi convidado a comentar o estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre a saúde mental conhecido no domingo.

O jornal Público noticiou que a ERS, através do estudo sobre acesso a serviços de saúde mental nos Cuidados de Saúde Primários, concluiu que o número de psicólogos nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) está “muito aquém” do que foi definido como o rácio ideal para o país, numa resolução de 2021 da Assembleia da República.

“Este é um estudo sobre 2020 e de 2020 para 2023 passaram muitas coisas em matéria de contratação de psicólogos no SNS. Foi finalmente concluído o concurso que tinha começado em 2018 e que permitiu a entrada de 40 novos psicólogos nos Centros de Saúde e no contexto da pandemia foi efetuado um número muito significativo de contratações”, disse Manuel Pizarro.

O governante destacou, ainda, a contratação de 1.000 psicólogos para as escolas e falou da criação de 20 novas equipas de saúde mental comunitárias. “Dez delas já estão em funcionamento, cinco serão criadas este ano e cinco no próximo. Este trabalho vai melhorar paulatinamente a resposta nesta matéria”, concluiu.

LUSA

Notícia relacionada

Em três anos, SNS contratou 90 psicólogos mas são necessários muitos mais

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais