12 Abr, 2018

Fundação para a Ciência e Tecnologia lança plataforma de e-learning

A plataforma online será lançada em setembro e é dirigida à população em geral.

O projeto “NAU – Ensino e Formação a Distância da Administração Pública para Grandes Audiências”, que se encontra em fase de preparação, pretende desenvolver ações de formação com qualidade, frequência e custos o mais baixo possíveis, disse à Lusa o diretor de serviços avançados da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Gomes. O NAU assenta no formato de cursos ministrados à distância para grandes audiências em plataformas online ‘Massive Open Online Course’ (MOOC), que inclui interação com formadores e validação do progresso da aprendizagem.

Os conteúdos da plataforma serão multilingues (português e inglês), mas com predominância da língua portuguesa e incluem cursos com conteúdos científicos, como por exemplo tratamento de dados, destinados a investigadores e universitários; cursos sobre “auditorias clínicas”, dirigidos a profissionais de saúde; sobre “Acolhimento de trabalhadores estrangeiros” e sobre “formação para cuidadores de apoio domiciliário a doentes de longa duração”.

João Gomes adiantou à Lusa que “estão previstos cursos de duas a oito semanas com esforço horário de duas a seis horas por semana”. A plataforma prevê também suporte em Língua Gestual Portuguesa, proteção de dados, resposta a necessidades emergentes e partilha de dados para investigação.

A nova plataforma tem como entidades associadas até ao momento a Direção-geral da Educação (DGE), a Direção-geral da Saúde (DGS), a Direção-geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), o Instituto do emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Secretaria-geral da Educação e Ciência (SGEC).

LUSA/SO

ler mais

RECENTES

ler mais