19 Jul, 2018

Farmácias Holon lançam Serviço de Primeira Dispensa

As Farmácias Holon já dispõem do “Serviço de Primeira Dispensa” que consiste no acompanhamento da pessoa com doença crónica, ao longo das quatro primeiras semanas após o início da toma de um medicamento. Trata-se de um serviço farmacêutico especializado e de proximidade aos utentes.

“Com este Serviço os nossos utentes têm a possibilidade de conhecer melhor os medicamentos que vão começar a tomar e esclarecer as suas dúvidas. Destina-se sobretudo à pessoa com doença crónica e que inicia a toma de um medicamento pela primeira vez. Fazemos um acompanhamento personalizado, que poderá ser presencial ou por telefone, e que acreditamos que vai fazer toda a diferença. Este Serviço abrange duas consultas farmacêuticas: uma entre 7 a 14 dias após a pessoa iniciar o medicamento e outra entre 14 a 21 dias. Ambas as consultas demoram cerca de 20 a 30 minutos”, explica Maria João Mendes, da Intervenção Farmacêutica Holon.

O Serviço de Primeira Dispensa tem como objetivos garantir que o tratamento vai ao encontro dos resultados desejados, melhorar a adesão terapêutica, contribuir para a prevenção de efeitos adversos e de problemas relacionados com os medicamentos e aumentar o envolvimento do utente no seu processo de cuidados de saúde, apoiando-o na tomada de decisões sobre o seu tratamento e autogestão.

“O envelhecimento populacional e o consequente aumento do número de pessoas que tomam muitos medicamentos exige o desenvolvimento de serviços cada vez mais próximos dos cidadãos e vocacionados para a melhoria dos cuidados de saúde. O farmacêutico comunitário tem, neste caso, uma posição privilegiada no sistema de saúde para levar a cabo este tipo de ações, em prol de melhores resultados terapêuticos, e contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida das pessoas que acompanhamos”, conclui Maria João Mendes.

COMUNICADO/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais