8 Jul, 2021

Exames. “Escola SaudavelMente” oferece dicas para o bem-estar psicológico dos alunos

Em época de exames, é fundamental procurar adotar hábitos que promovam, além da saúde física, a saúde mental e o respetivo sucesso educativo.

No âmbito da época atual de exames do ensino secundário e universitário, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) procura contribuir para promover o sucesso educativo, o bem-estar e a saúde psicológica dos alunos através da campanha Escola SaudavelMente.

Tal como revelam, “a aposta na promoção da Saúde em meio escolar é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos Psicólogos”. Assim, estes reforçam o seu papel na promoção de uma cultura onde a saúde mental dos jovens estudantes é valorizada e onde oferecer o seu contributo enquanto especialistas é fundamental para o meio escolar.

Neste sentido, a campanha Escola Saudavelmente oferece vários conselhos práticos para a época de exames, de modo que os alunos consigam gerir o seu tempo da melhor maneira, para que possam, além de estarem focados nos seus estudos, arranjar tempo para estar com os amigos e com a sua família, o que também permite a recuperação do respetivo cansaço mental.

Deste modo, a OPP aconselha a que os alunos sejam organizados, por meio da realização de listas de tarefas e calendários de estudo. Segundo revelam, é essencial fazer as suas tarefas com antecedência e trabalhar num espaço arrumado, para que estejam sempre rodeados de um ambiente favorável à sua concentração.

Fazer intervalos curtos, desligar o telemóvel, ouvir música calma junto do estabelecimento de horários e objetivos são também dicas oferecidas por esta campanha, a qual também salienta que começar pelas tarefas mais difíceis pode ser um modo de conseguir reservar tempo para a realização de outras atividades posteriores.

ler mais

RECENTES

ler mais