4 Mai, 2021

Deco Proteste propõe novo rótulo nutricional para embalagens

A organização de defesa do consumidor considera que o rótulo Nutri-Score é de compreensão mais simples do que os que se encontram atualmente em vigor.

A Deco Proteste quer que o Governo adote o logótipo nutricional colorido Nutri Score, no rótulo das embalagens de produtos alimentares. O objetivo desta nova apresentação nutricional é ajudar os consumidores a escolherem alimentos mais saudáveis.

A organização de defesa do consumidor vai entregar um dossiê aos grupos parlamentares e ao Governo e convida os consumidores a assinarem a carta aberta para exigir o Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal.

O logótipo encontra-se na frente das embalagens e está divido em cinco cores, às quais correspondem letras: verde A; verde-claro B; amarelo C; laranja D; e vermelho E. Cada alimento está classificado de acordo com o perfil nutricional. Os A e B podem ser consumidos mais regularmente, os que têm classificação entre C e E devem ser consumidos moderadamente.

O sistema consiste na atribuição de pontos, para isso é consultada a composição nutricional por 100gr ou 100ml do produto e ainda a lista de ingredientes. Os pontos positivos incluem a proporção de fruta, legumes, leguminosas, frutos secos, azeite e óleo de colza e noz, tal como teor em fibras em proteínas. Os pontos negativos incluem energia (calorias), teor em gordura saturada, açúcares e sal.

Em abril de 2021, a Deco Proteste realizou um estudo que mostrou que 59% dos inquiridos não consegue ou acha difícil perceber se a informação no rótulo nutricional está completa.

O Nutri-Score é um esquema intuitivo, compreendido por pessoas com poucos conhecimentos em nutrição e com baixo nível socioeconómico, tornando-o numa ferramenta que ajuda a combater as desigualdades sociais.

Este logótipo já foi adotado em sete países europeus e reúne o apoio de várias associações de consumidores e existe consenso entre centenas de cientistas e profissionais de saúde.

A coordenadora da área alimentar da Deco Proteste, Dulce Ricardo explica que “se queremos que os consumidores comam melhor, com mais qualidade, diversidade e mais equilibradamente, temos de ajudá-los a interpretar os rótulos nutricionais e escolher os melhores produtos”.

“Temos de entregar mais informação ao consumidor, que ele consiga decifrar imediatamente quando olha para o rótulo, daí que, para uma organização como a Deco Proteste, o Nutri-Score seja fundamental e a sua adoção seja essencial para o nosso país”, acrescentou.

Em Portugal, existem 5,9 milhões de pessoas com excesso de peso e mais de um milhão de diabéticos. Ambas as doenças são crónicas e podem estar associadas a uma alimentação inadequada.

Consulte mais informações aqui.

ler mais

RECENTES

ler mais