4 Out, 2022

Curso de Ecografia Abdominal Clínica do TRAINR4U. Candidaturas abertas até 11 de outubro

Em modelo b-learning, as sessões presenciais irão decorrer na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Estão abertas até dia 11 de outubro as candidaturas para a primeira edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica do TRAINR4U – Training Robot for Ultrassound, que tem início em novembro.

Certificado pela Universidade de Coimbra, o curso tem como principal objetivo “capacitar os atuais e futuros profissionais de saúde, bem como os estudantes de Medicina e de outros cursos no âmbito da área de Imagiologia a adquirirem ou melhorarem as suas competências nesta técnica”, afirmou Luís Curvo Semedo, docente da FMUC e líder da equipa académica do projeto.

A formação tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos (de 28 de novembro a 12 de dezembro) e 10 horas de aulas práticas presenciais ministradas por docentes especialistas da FMUC (a decorrer entre 13 a 16 de dezembro).

As aulas práticas, organizadas em grupos distribuídos por duas sessões de 5 horas cada, incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo. No final, os alunos aprovados poderão requerer um certificado emitido pela Universidade de Coimbra.

As aulas presenciais da primeira edição do curso em Portugal decorrem na FMUC. A língua oficial do curso é o inglês e os conteúdos teóricos estarão disponíveis também em língua portuguesa em formato PDF.

O projeto TrainR4U é liderado pelo Instituto Pedro Nunes, através do Laboratório de Automática e Sistemas, e do consórcio, além da Universidade de Coimbra, fazem também parte o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Parc Sanitari Sant Joan de Déu (Espanha), Karolinska Institute (Suécia), Trinity College Dublin (Irlanda), Sorbonne Université (França), Academisch Ziekenhuis Groningen (Holanda), Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Assistance Publique Hôpitaux de Paris (França) e Sensing Future Technologies.

As candidaturas podem ser feitas na página da Universidade de Coimbra.

 

SO/COMUNICADO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais