25 Ago, 2023

Comissão Europeia dá ‘luz verde’ a vacina contra broquiolite para mulheres grávidas

O aval europeu surge três dias depois de os Estados Unidos autorizarem, pela primeira vez, a administração em mulheres grávidas.

A Comissão Europeia deu hoje ‘luz verde’ à vacina comercializada pela farmacêutica Pfizer e administrada a grávidas para proteger os bebés até aos seis meses contra a doença do aparelho respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

Em comunicado, o executivo comunitário dá conta de que autorizou a Abrysvo, designação dada ao fármaco da Pfizer, “a primeira vacina destinada a proteger os adultos mais velhos e os bebés até aos seis meses de idade contra a doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR”.

“Este tipo de vacinas é particularmente importante tendo em conta o aumento das infeções por VSR na UE no inverno passado. A vacina, que está agora autorizada em toda a UE, ajudará a reforçar a resposta imunitária ao vírus”, argumenta Bruxelas.

A instituição explica que a aprovação se segue a uma avaliação rigorosa no âmbito do mecanismo de avaliação acelerada da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e que se justifica por a prevenção da infeção pelo VSR nas crianças ser de “grande interesse para a saúde pública”, dado os eventuais impactos das bronquiolites.

Em julho passado, a EMA anunciou ter recomendado a concessão de uma autorização de introdução no mercado da UE relativa à Abrysvo, “a primeira vacina contra o VSR indicada para a imunização passiva de bebés desde o nascimento até aos 6 meses de idade, após a administração da vacina à mãe durante a gravidez”.

Esta vacina está também indicada para a imunização ativa de adultos com idade igual ou superior a 60 anos.

Citada pelo comunicado de hoje, a comissária europeia da tutela da Saúde, Stella Kyriakides, assinala que, “antes das próximas estações do outono e do inverno, esta vacina pode ajudar a prevenir consequências graves do VSR para alguns dos cidadãos mais vulneráveis”.

A vacina de injeção intramuscular única foi autorizada para mulheres grávidas entre as 32 e 36 semanas de gestação, informou a agência norte-americana do medicamento. As crianças ficarão protegidas do VSR durante os primeiros seis meses de vida.

LUSA

Notícia relacionada

Estados Unidos autorizam vacina contra bronquiolite em mulheres grávidas

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais