Clubes de Fitness e Saúde abrem portas para promover a importância da atividade física

A propósito do Dia Mundial da Atividade Física, celebrado esta sexta-feira, 06 de abril, os Clubes de Fitness e Saúde em Portugal vão abrir as suas portas para recordar a importância da atividade física na saúde.

A iniciativa é promovida pela AGAP- Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal e pretende dar o mote para uma campanha mundial contra a obesidade e a vida sedentária. Em Portugal, calcula-se que a inatividade física atinja 50% da população, embora os números possam subir até aos 80% quando se contabiliza a população portuguesa que não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As recomendações para prática da atividade física para a população adulta situam-se em 150 minutos (cerca de duas horas e meia) de atividade física moderada ou vigorosa, acumulados numa semana. Já as crianças e adolescentes devem practicar diariamente, pelo menos, 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa. Tal deve incluir, pelo menos 3 vezes por semana, 20 a 30 minutos de atividades como correr, subir e descer, saltar ou outras atividades que solicitem o sistema musculosquelético para a melhoria da força muscular, da flexibilidade e resistência óssea.

A falta de inatividade física também acaba por acarretar custos que em Portugal estima-se em pelo menos 900 milhões de euros. Estes custos dizem respeito a despesas com doenças que a atividade física poderia prevenir (8% das doenças das artérias coronárias, 11% dos casos de diabetes tipo II, 14% dos casos de cancro da mama e 15% de cancro colorretal) e com a mortalidade prematura associada.

Com base neste enquadramento, a AGAP espera que no dia Mundial da Atividade Física durante a abertura de portas da maioria dos seus Clubes, muitos portugueses deem o primeiro passo para iniciar um estilo de vida saudável.

“É um dia de celebração mas também de reflexão sobre a importância da Atividade Física. Se queremos um Portugal Ativo é fundamental a definição a curto prazo, de uma estratégia coletiva que melhore os níveis da prática de atividade física dos portugueses. Estamos disponíveis para colaborar com a Direcção-Geral de Saúde para colocar em prática o Programa Nacional Para a Promoção de Atividade Física, adiantou José Carlos Reis, Presidente da AGAP, em comunicado.

Para termos um Portugal mais Ativo, é necessário uma comunicação em massa para a população sobre atividade física e incentivos para que os portugueses procurem cuidados primários destinados à prática de exercício físico e, nesse campo, acreditamos que podemos ter um papel fundamental para mudar o atual contexto de Portugal no que diz respeito à prática de exercício físico”, concluiu José Carlos Reis, no referido comunicado.

COMUNICADO/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais