9 Fev, 2022

Cinco dicas E-goi para fidelizar pacientes com automação de marketing

Softwares de gestão de marketing facilitam o dia a dia para alcançar melhores resultados

Em determinados tipos de clínicas, é comum os pacientes serem acompanhados com frequência. Noutros casos, as consultas são esporádicas, com novos pacientes todos os dias, o que pode se tornar um desafio para a fidelização.

No entanto, segundo o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana, em todos os casos existem formas de proporcionar um acompanhamento único, para que o paciente fique satisfeito e volte quando precisar. “Para além da experiência na consulta, entre o profissional e o paciente, há estratégias de marketing que podem ser usadas antes, durante e depois desse momento, que ajudam a garantir a lealdade através da automação de marketing”, explica.

Para o especialista em marketing, o primeiro passo é ter o planeamento e a estratégia de negócio bem claros. “Saber para onde ir é fundamental para o sucesso. Comece por definir os objetivos que deseja alcançar e depois crie automações para diferentes canais de comunicação, para poupar tempo e melhorar os resultados”, comenta Caruana.

Seguem cinco dicas para fidelizar pacientes com automação de marketing:

 

  1. Tenha uma boa base de e-mails e faça a segmentação

O primeiro passo é obter o e-mail dos pacientes que frequentam a sua clínica. Uma das formas de fazer isto é o de recolher os e-mails na ficha de inscrição. Em seguida, é necessário segmentar a sua lista de e-mails para poder trabalhar campanhas diferentes. Um exemplo é a segmentação dos pacientes pelo mês em que foram atendidos. Depois de um período que for conveniente e estratégico para o seu negócio, pode programar uma campanha de e-mail para lembrá-los de que já está na altura de voltar à rotina, para garantir que tudo está a correr bem.

 

  1. Redes sociais

A grande maioria das pessoas que frequentam as clínicas médicas estão nas redes sociais, com destaque para Facebook e Instagram, o que é uma oportunidade para criar um relacionamento. Crie as contas nas plataformas e, através da automação de marketing, faça a gestão num só lugar, com a possibilidade de agendar publicações para uma data específica, para poupar tempo.

 

  1. Landing page

Para além de fidelizar os pacientes atuais, pode recorrer à automação de marketing para captar novas leads. As landing pages são formulários de recompensa, onde o visitante deixa dados como nome, e-mail e telefone em troca de algum material de interesse. Numa clínica pediátrica, por exemplo, pode atrair os pais com conteúdos relacionados à saúde dos pequenos. Pode criar um e-book com este tema e conceder o acesso apenas após o preenchimento de um simples formulário, e em seguida, usar essas informações para nutrir os novos contactos com campanhas de e-mail de qualidade. Se surgir a necessidade de levar os filhos ao médico, irão pensar primeiro na sua clínica, que partilhou todas estas dicas.

 

  1. Net Promoter Scores

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica usada para medir a satisfação e fidelização do cliente. É a famosa pergunta “de 0 a 10, quanto você indicaria os nossos serviços”. Essa métrica serve também para ver a lealdade e mensurar a reputação da sua clínica. Tanto os resultados positivos, quanto os negativos, podem te mostrar qual caminho seguir na sua comunicação e no dia a dia da sua clínica. O NPS pode ser enviado por e-mail com um formulário de perguntas, que também pode ser automatizado.

 

  1. Campanhas de qualidade de e-mail marketing

E por último, mas não menos importante, reforçando tudo o que foi colocado anteriormente, o e-mail marketing exerce uma função muito importante em toda a estratégia de marketing. É a principal forma, e uma das mais económicas, de se relacionar com os seus pacientes e fidelizá-los. Você pode elaborar campanhas de diferentes formatos e objetivos, com e-mails para os aniversariantes do dia, descontos para uma próxima consulta, newsletter mensal com dicas de saúde, novidades de tratamentos e muitos outros exemplos. Tudo pode ser automatizado e você ainda consegue saber quem abriu o e-mail, clicou no link e ter muitos insights para melhorar a sua estratégia.

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