13 Jun, 2024

Associação de pessoas que vivem com obesidade acolhe debate sobre Plano Estratégico Europeu

A Associação Portuguesa de Pessoas que vivem com Obesidade (ADEXO) acolhe reunião da Coligação Europeia de Pessoas quem vivem com Obesidade (ECPO), de 13 a 15 de junho, na sua sede, em Odivelas.

O principal objetivo é a elaboração de um Plano Estratégico Europeu para os próximos cinco anos na Europa.

A ECPO (Coligação Europeia para as Pessoas que Vivem com Obesidade), lançada oficialmente a 29 de abril de 2019 no Congresso Europeu sobre Obesidade, em Glasgow, agrupa Associações de 35 países europeus dedicadas ao tratamento da obesidade, à investigação da doença e à redução do estigma pelo qual todas as pessoas com obesidade passam no seu dia a dia, ajudando a comunidade científica e clínica europeia a compreender melhor a experiência dos doentes ao longo do percurso de cuidados.

Carlos Oliveira, presidente da ADEXO e vice-presidente do Conselho de Administração da ECPO, dará as boas-vindas a representantes de diferentes países da Europa, nomeadamente Irlanda, Reino Unido, Suécia, Espanha e Hungria. Os participantes vão debater estratégias para impulsionar a criação de associações em países onde estas ainda não existam e consolidar o reconhecimento da obesidade como doença crónica em todos os países europeus.

“É com grande entusiasmo que acolhemos os representantes das associações congéneres europeias na nossa sede. Juntos, podemos fortalecer a nossa rede de apoio e trabalhar para o reconhecimento da obesidade como uma doença crónica em toda a Europa. Não posso deixar de referir que Portugal foi o primeiro país da Europa a reconhecer a obesidade como doença crónica, faz este ano 20 anos. A colaboração e a troca de conhecimentos que ocorrerão durante estes dois dias são essenciais para avançarmos na nossa missão comum!”,  refere Carlos Oliveira.

 

Notícia relacionada

Obesidade e Preconceito: Dois Desafios de Saúde Pública

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais