1 Out, 2024

Algarve 2030 lança aviso de concurso para financiar Centro Oncológico do Sul

O programa Algarve 2030 lançou o aviso do concurso para o financiamento do Centro Oncológico de Referência do Sul, com uma dotação de oito milhões de euros, infraestrutura que prevê assistir anualmente 3.500 utentes.

Algarve 2030 lança aviso de concurso para financiar Centro Oncológico do Sul

O Centro Oncológico do Sul vai ser construído pela ULS do Algarve e conta com um investimento estimado de 12 milhões de euros, anunciou, em comunicado, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.  A unidade vai ficar instalada no Parque das Cidades, nos arredores da capital algarvia, num terreno cedido pelos municípios de Loulé e de Faro, junto ao qual está prevista a construção do Hospital Central do Algarve.

De acordo com a CCDR/Algarve, a criação do centro na região algarvia “permitirá cobrir necessidades de uma área de influência de 800.000 pessoas”, em capacidade de diagnóstico oncológico, estadiamento e seguimento de doentes, “dinamizando igualmente uma área de investigação na região, com a inerente captação de recursos humanos qualificados”.

O investimento nesta infraestrutura de saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, “insere-se na Estratégia Nacional da Luta contra o Cancro 2021/2030, liderada pelo Ministério da Saúde”, refere a entidade regional. A medida, adianta, “estabelece os objetivos e investimentos necessários para melhorar o acesso atempado aos serviços públicos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas no horizonte 2030”.

“A prioridade para este investimento estruturante foi proposto” pela CCDR/Algarve à Comissão Europeia, no âmbito da elaboração do Portugal 2030, destaca a entidade regional. Este investimento, financiado por fundos comunitários, “visa corrigir a reconhecida desigualdade regional no acesso a cuidados de prevenção, tratamento e cuidados oncológicos, considerando a inexistência de estrutura especializada do Serviço Nacional de Saúde entre Lisboa e Sevilha”, conclui a nota da CCDR/Algarve.

O aviso do concurso que tem como entidade beneficiária a (ULS) do Algarve, ex-Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), decorre até ao dia 30 de dezembro.

LUSA

Notícia relacionada

Algarve não dispõe de centro oncológico e doentes têm de se deslocar a Lisboa ou Sevilha

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais