Abordagem integrada do doente com DPOC
Médica pneumologista

Abordagem integrada do doente com DPOC

A DPOC é uma patologia muito pulmonar heterogénea caracterizada por sintomas respiratórios crónicos relacionados com alterações nas vias aéreas que levam a obstrução brônquica persistente e frequentemente progressiva das vias aéreas.

A elevada prevalência, morbilidade e mortalidade da DPOC colocam importantes desafios na prática clínica relativamente à gestão da doença. Em crescendo surge a evidência da importância do diagnóstico precoce, prevenção da doença, otimização terapêutica, identificação precoce das exacerbações e adequada gestão das comorbilidades

Todo este plano evidencia a necessidade da abordagem integrada da DPOC. Salienta-se o papel de outros fatores ambienciais, para além do tabaco, na etiopatogénese da doença que parece iniciar-se precocemente na vida, parecendo existir condições percursoras, que permitem o diagnóstico de Pré- DPOC ou PRISm (Preserved Ratio with Impaired Spirometry), o que abre novas janelas de oportunidade na prevenção, diagnóstico precoce e terapêutica rápida e eficaz.

Múltiplas terapêuticas farmacológicas com a terapêutica tripla e não farmacológicas (cessação tabágica, oxigenoterapia de longa duração, ventilação não invasiva e cirurgia de redução de volume) demonstraram eficácia na redução da mortalidade, o que reforça a necessidade do diagnóstico.

Torna-se fundamental a identificação de um grupo de doentes jovens em risco para comorbilidades cardiovasculares e metabólicas e eventual mortalidade precoce. Da mesma forma, a gestão de comorbilidades em doentes com DPOC grave torna fundamental a gestão integrada das diferentes patologias para a adequada otimização terapêutica.

O desafio da terapêutica personalizada nos doentes com DPOC torna fundamental a identificação das exacerbações da doença e adequada avaliação dos sintomas, tornando importante o envolvimento multidisciplinar na gestão integrada da doença com o objetivo da maior eficácia na intervenção.

Hoje, e sobretudo no futuro, a DPOC coloca importantes desafios na prática clínica diária, reforçando a importância de todos, nomeadamente da Pneumologia e dos cuidados de saúde primários na gestão da doença.

 

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais