23 Jun, 2025

Torres Vedras transforma antigo ginásio em centro de saúde

A Câmara de Torres Vedras inicia esta terça-feira as obras de reabilitação de um antigo ginásio em A-dos-Cunhados, que irá dar lugar a um novo centro de saúde. O investimento ronda os 2,1 milhões de euros e tem financiamento do PRR.

Torres Vedras transforma antigo ginásio em centro de saúde

A Câmara Municipal de Torres Vedras dá início, esta terça-feira, à transformação de um antigo ginásio no futuro centro de saúde de A-dos-Cunhados, num investimento total de 2,1 milhões de euros. A cerimónia de consignação da empreitada marca o arranque oficial da obra, cuja adjudicação por ajuste direto foi aprovada por unanimidade na reunião pública da semana passada.

A intervenção terá um prazo de execução de dez meses e, segundo o município, resulta da ausência de propostas no concurso público anterior, lançado em abril pelo mesmo valor. A empreitada, agora adjudicada, inclui IVA e visa assegurar o cumprimento dos objetivos definidos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), responsável pelo cofinanciamento de 1,6 milhões de euros.

Para garantir o acesso ao financiamento europeu, a obra terá de estar concluída até junho de 2026. A autarquia adquiriu o edifício em dezembro de 2022 por 700 mil euros. O imóvel, anteriormente ocupado por um ginásio e devoluto há quase uma década, apresenta uma área bruta superior a 2.500 metros quadrados distribuídos por dois pisos.

A reabilitação do edifício tem como principal finalidade a instalação do centro de saúde de A-dos-Cunhados e Maceira, aliando-se a intervenções de eficiência energética, melhoria das condições de acessibilidade e reforço da segurança para utentes e profissionais. A medida insere-se na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, que visa modernizar instalações, qualificar os espaços e adaptá-los às novas exigências na prestação de cuidados.

Com esta obra, o município procura reduzir desigualdades no acesso aos cuidados de saúde, disponibilizando instalações modernas e confortáveis para servir cerca de 14 mil utentes. A nova unidade terá uma oferta alargada de serviços, incluindo medicina física e de reabilitação, saúde oral e saúde mental, além de meios complementares de diagnóstico e terapêutica de baixa complexidade, elevando a capacidade resolutiva dos cuidados primários.

Paralelamente, a Câmara de Torres Vedras iniciou também este mês a construção do novo Centro de Saúde de Runa e Dois Portos, que representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros para servir sete mil utentes. Esta obra, tal como a anterior, conta com financiamento do PRR no valor de 1,4 milhões de euros.

Já em 2020, o município tinha firmado um acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para a melhoria das extensões de saúde de São Pedro da Cadeira, Ramalhal, Runa/Dois Portos e A-dos-Cunhados. Com a extinção das ARS, a responsabilidade transitou para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.

Segundo os termos do acordo atualizado, cabe ao município lançar os concursos públicos e executar as empreitadas, enquanto a ULS do Oeste é responsável pelo fornecimento do equipamento médico, informático e mobiliário. A elaboração dos projetos é partilhada entre ambas as entidades.

Em 2024, o município já inaugurou dois centros de saúde: o do Ramalhal, uma construção nova com um custo de 1,6 milhões de euros, e o de São Pedro da Cadeira, resultante da requalificação de um antigo jardim-de-infância e que representou um investimento de 669 mil euros.

SO/Lusa

Notícia Relacionada 

ULS Amadora-Sintra com 47,3 ME do PRR para investimento em instalações e equipamentos

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais