Armando Carvalho vence Prémio Nacional de Medicina Interna
O vencedor do Prémio Nacional de Medicina Interna 2025 foi atribuído a Armando Carvalho, no primeiro dia do 31º Congresso Nacional de Medicina Interna, que decorre 22 e 25 de maio, em Coimbra.

Nascido a 9 de fevereiro de 1955, Armando Carvalho é Professor Catedrático jubilado de Medicina Interna na Universidade de Coimbra e Diretor da Clínica Universitária de Medicina Interna da Faculdade de Medicina dessa mesma universidade. Atualmente, preside a Comissão Instaladora da Subespecialidade de Doenças do Fígado da Ordem dos Médicos.
Foi também Presidente do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos e, entre 2018 e 2021, desempenhou também o cargo de Diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
“Não vejo o prémio como uma distinção em final de carreira, mas um forte estímulo para prosseguir. Um forte incentivo para continuar a trabalhar pela Medicina Interna, com o espírito crítico e construtivo de sempre, se necessário, em contracorrente, como algumas vezes estou, mas sempre com esperança no futuro”, referiu ao receber a distinção.
“A atual falta de atratividade da Medicina Interna é uma realidade, mas não impede que haja esperança no futuro, porque uma ameaça pode gerar oportunidades, desde que reconheçamos a necessidade da mudança, quer no ensino médico, quer na nossa especialidade”, acrescenta.
O Prémio foi entregue pelo Presidente da SPMI, após apresentação de Arsénio Santos, especialista em Medicina Interna, subespecialista em Doenças do Fígado e Diretor do Serviço de Medicina Interna da ULS Coimbra.
Arsénio Santos reconheceu a dedicação de Armando Carvalho à Medicina e à patologia hepática, mas também o seu papel fundamental na formação e na promoção da Medicina Interna no país. “Além de toda a atividade extensa, é um exemplo extraordinário de inteligência, trabalho e capacidade de organização e realização.”
Maria João Garcia
Notícia relacionada
“A Medicina Interna é o pilar do hospital”










