Quais os temas em destaque do webinar da próxima quinta-feira? Quais as suas expectativas para esta reunião?

Vamos falar do conceito “United Airways Disease”.

As vias aéreas superiores e inferiores são consideradas uma unidade morfológica e funcional unificada e a ligação existente entre elas é reconhecida há muitos e muitos anos, tanto na saúde como na doença.

Vamos contextualizar este conceito de Uma Via Aérea Unificada, vamos rever as boas práticas de acordo com a evidência atual no tratamento da Rinite alérgica e da Asma.

Serão apresentações curtas, com o objetivo de manter um fluxo dinâmico no webinar, esperando estimular a discussão com todos os participantes on line.

Qual a importância de, na prática clínica, se avaliar em simultâneo a rinite alérgica e a asma? Qual a relação entre as duas doenças?

Há uma forte evidência epidemiológica, patofisiológica e clinico-terapêutica que apoiam uma visão integrada da rinite e da asma.

Clinicamente o termo é oportuno porque a rinite e asma são doenças inflamatórias crónicas das vias aéreas superiores e inferiores, que podem ser induzidas por mecanismos reprodutíveis alérgicos e não alérgicos e apresentam vários fenótipos.

A abordagem da rinite e da asma deve ser realizada em conjunto, levando a um melhor controlo das duas doenças.

Em traços gerais, quais os desafios no tratamento destas duas doenças?

Mais de 80% dos asmáticos tem rinite e 10 a 40% dos doentes com rinite tem asma.

O principal desafio no tratamento de ambas as patologias é o CONTROLO, que passará obrigatoriamente por uma abordagem que destaque o impacto da Rinite na Asma e vice-versa.

Um algoritmo de tratamento que permitisse reunir ambas, avaliando simultaneamente o controlo da Rinite Alérgica e da Asma, fazendo o step up se sintomas não controlados e/ou descontrolados e o step-down se o controlo fosse obtido com o regime terapêutico utilizado.

Que mensagem gostaria de deixar os seus colegas imunoalergologistas (e eventualmente aos especialistas em MGF) no âmbito do webinar “United Airway Diseases: tratar a Rinite Alérgica e a Asma como uma doença só?”

Apenas esta simples mensagem “há uma evidência absoluta de reflexão sobre a abordagem conjunta destas duas patologias”. Esperamos e contamos com a Vossa presença on line, assim como participação ativa neste webinar.


[button link=”https://unitedairwaysdisease.pt/registar” newwindow=”yes”] Inscreva-se aqui[/button]

Se é profissional de saúde e já está inscrito no SaúdeOnline, não é necessária inscrição.

Veja aqui as credenciais de acesso AQUI

 

TC/SO

ler mais