5 Nov, 2021

Webcast ARTROSE DE A a Z esclarece sobre a doença que afeta 343 milhões de pessoas em todo o mundo

No primeiro episódio do Webcast Artrose de A a Z – iniciativa promovida pelos Laboratórios Grupo Azevedos -, o especialista em Medicina Física e de Reabilitação, Dr. Francisco Sampaio, apresenta uma caracterização da osteoartrose, a doença que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 343 milhões de pessoas em todo o mundo.

PUB

“Em Portugal, é uma das principais causas de consulta das especialidades médicas ligadas ao aparelho locomotor, como a Ortopedia, a Reumatologia, a Medicina Física e de Reabilitação e também a Medicina Geral e Familiar”, acrescenta o especialista, relembrando, em simultâneo, que é uma das principais causas de dor crónica, de absentismo laboral e de reforma antecipada por doença.

É neste sentido que Francisco Sampaio esclarece que fisiopatologicamente a osteoartrose resulta de um “desequilíbrio nos processos de desgaste e de reparação da cartilagem articular que irá conduzir à evolução progressiva da doença desde a fase pré-clínica até às fases mais avançadas”.

Tendo em consideração os seus efeitos na qualidade de vida dos doentes e nos respetivos custos económicos para os sistemas de saúde, o especialista reforça a necessidade de se adotar uma atitude preventiva sobre os fatores de risco associados e de se aderir ao tratamento adequado e personalizado ao estado de cada doente.

ler mais

RECENTES

ler mais