27 Out, 2021

Vida após AVC. “Assegurar o tratamento adequado é fundamental”

Junto da implementação do “Plano de Ação para o AVC na Europa”, também vai ser promovida uma campanha que assinala o Dia Mundial do AVC.

No âmbito do Dia Mundial do AVC, que se assinala a 29 de outubro, a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos reforça a importância de se assegurar um tratamento adequado, rápido e eficaz, bem como uma reabilitação coordenada, multidisciplinar e atempada, quando ocorre um acidente vascular cerebral (AVC), a principal causa de morte e de incapacidade a nível nacional.

A garantia que todos os cuidados são promovidos no âmbito do AVC parece estar próxima com o compromisso assinado por Portugal, através da Direção-Geral da Saúde, que pretende a implementação do “Plano de Ação para o AVC na Europa”, o qual apresenta ações específicas e adaptadas à realidade nacional.

O programa ambiciona melhorar todos os momentos que envolvem os cuidados ao AVC, como a prevenção primária, organização dos serviços que prestam este tipo de cuidados, tratamento de fase aguda, prevenção secundária e reabilitação, avaliação dos resultados e melhoria da qualidade de vida após este evento.

Também com o propósito de assinalar o Dia Mundial do AVC, vai ser promovida a campanha “Cuide Do Mais Importante”, a qual procura sensibilizar a população para a prevenção, junto de dar a conhecer ou lembrar os sinais de que pode estar a acontecer um AVC e da importância de se aderir a uma adequada reabilitação após o evento.

Com a promoção desta iniciativa “pretende-se, não apenas sensibilizar para o impacto e a importância do AVC, inclusivo com enormes custos socioeconómicos para a sociedade, mas também fomentar a cultura de prevenção da saúde, recordar como detetar um AVC e mostrar a importância da reabilitação”, sublinhou o presidente da Portugal AVC, António Conceção.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais