29 Mai, 2020

Várias iniciativas e concerto solidário no Dia da Esclerose Múltipla

Para além do concerto com Carolina Deslandes, data é assinadala com uma caminhada, um sarau, lançamento de um canal de youtube e outras iniciativas.

Consciencializar para a doença e ajudar quem com ela vive é o grande objetivo de um concerto solidário, no dia 30. sábado, às 21 horas. Carolina Deslandes subirá a um palco virtual, em https://concertoemalertalaranja2020.pt/, para um evento com apresentação de Joana Cruz e que, para além de entreter, possibilitará ajudar os doentes na difícil gestão da EM. Isto porque, por cada visualização única do concerto, a Merck doará 1 euro. A verba será atríbuida a três associações de doentes: ANEM, SPEM e TEM.

No sábado, dia 30, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla começará com dois workshops relacionados com o lema “Viver em segurança com a Covid-19”. O primeiro, dinamizado pela especialista em Segurança e Higiene no Trabalho, Engª Susana Mata, incide sobre as questões da vivência com o coronavírus, no espaço público, de modo a proteger-nos. O segundo, que conta com a dinamização do Dr. Pedro Marinho, incide na questão da gestão das finanças pessoais nos tempos que se avizinham, previsivelmente de grandes dificuldades.

Por volta da hora do almoço será lançado o Canal SPEM no Youtube com a rubrica “Eu sou quEM sou!” 
e, a partir das 16h00, terá início o sarau on-line “EM’Festa Rija” em que vão atuar artistas nossos convidados em representação das 14 delegações regionais da SPEM. No final do dia, às 21h00, a artista Carolina Deslandes dará nas redes sociais o Concerto Solidário “EM’Alerta Laranja”.

No domingo, dia 31, a partir das 09h00, haverá uma Corrida/Caminhada virtual dos sintomas invisíveis da esclerose múltipla. Cada atleta irá fazer 10 ou 1 Km, dependendo da sua aptidão física e, se estiver perto de uma delegação da SPEM ou de outra associação de EM, convidamo-lo a passar por lá.

Ainda no domingo, há espaço para o momento “Dar ar à EM”, em que, basicamente, iremos desafiar as PcEM e as suas famílias e amigos a sair para um passeio e tirar uma selfie ao ar livre, em segurança e vestidos com uma peça de roupa cor de laranja, a cor da esclerose múltipla.

Ao final da tarde terminam os festejos com a exibição em direto da rubrica “EM’Contacto” com a presença do vice-presidente da SPEM, o Dr. Paulo Gonçalves.

 

concerto em alerta laranja 2020

 

[box] Notícias Relacionadas:

Formas progressivas da EM no centro da investigação

Vão começar em Portugal vários ensaios de Fase III com os inibidores da enzima BTK que “poderão representar um passo em frente” no tratamento das formas progressivas da doença.

Tratamento precoce reduz atividade da doença

“Há evidência robusta de que o tratamento precoce reduz a atividade da doença (frequência de surtos) e retarda o aparecimento de incapacidade a longo prazo”, diz o diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Beatriz Ângelo.

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais