17 Dez, 2020

Vacinação em Portugal pode começar já no dia 27 de dezembro

Em dezembro vão chegar cerca de 10 mil doses, destinados aos profissionais de saúde. Vacinação na União Europeia começa entre dia 27 e 29.

A ministra da Saúde anunciou que a vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 27 de dezembro em Portugal e em outros países europeus, com a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.

Em conferência de imprensa após uma reunião com responsáveis do planeamento da vacinação, Marta Temido declarou que a Agência Europeia do Medicamento poderá emitir a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina poderão chegar a Portugal no dia 26.

Portugal irá receber ainda em dezembro 9750 doses, que serão destinadas exclusivamente aos profissionais de saúde. Em Janeiro devem ser administradas 312.975 doses, valor inferior ao inicialmente comunicado devido à redução de produção da fabricante da vacina.

“Relativamente à questão das quantidades de vacinas, a nossa previsão de entrega colocava a primeira [tranche] em Janeiro. Temos a mais recente que se materializará ainda no mês de Dezembro e, como hoje já está a ser comunicado pela Comissão Europeia, aquilo que os países estimam que possa acontecer é que o calendário de vacinação possa ser alinhado entre todos e começar no dia 27 de Dezembro”, afirmou Marta Temido.

ler mais

RECENTES

ler mais