21 Jul, 2021

Vacinação covid-19. “Casa aberta” disponível para maiores de 35 anos

A modalidade de vacinação para utentes que não estejam agendados está condicionada à utilização da vacina da Janssen, de acordo com a task force.

As pessoas com 35 ou mais anos sem agendamento da vacinação podem dirigir-se, a partir do dia de ontem (20 de julho), aos centros “casa aberta” para receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou, em comunicado, a ‘task force’.

“A modalidade ‘casa aberta’ encontra-se disponível para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses”, confirmou a coordenação do plano de vacinação contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

Esta modalidade “está condicionada à utilização da vacina da Janssen, devendo os utentes ter em consideração o estipulado” na norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda a sua administração a homens com 18 ou mais anos e a mulheres com 50 ou mais anos.

De acordo com o coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, está a ser preparado um sistema de senhas para a vacinação em “casa aberta”, o que permitirá ordenar o fluxo de utentes.

“Nós estamos ainda a preparar um novo modelo em que as pessoas, em vez de irem à ‘casa aberta’ de forma desordenada e, por coincidência, aparecer um conjunto muito elevado de pessoas, possam fazer este processo de forma mais ordenada, através da captura de umas senhas que vão ser disponibilizadas”, confirmou o vice-almirante.

SO/LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais