27 Set, 2018

Urologistas americanas vão operar 17 crianças moçambicanas até sexta-feira

Especialistas norte-americanas em urologia vão operar 17 crianças moçambicanas até à próxima sexta-feira no âmbito de uma missão médica da organização não-governamental (ONG) IVUmed, anunciou o Hospital Central de Maputo.

Estas especialistas, ao serviço daquele ONG dos Estados Unidos, vão operar crianças que padecem de hipospadias, malformações congénitas, apertos da uretra e válvulas da uretra posterior. A iniciativa faz parte de um programa de cirurgias que vai beneficiar 46 crianças até abril de 2019.

A equipa é composta por duas médicas especialistas em urologia pediátrica, uma médica residente em urologia, uma médica anestesista e uma enfermeira de especialidade em urologia pediátrica.

A IVmed tem vindo a trabalhar com o Hospital Central de Maputo há mais de dez anos, tendo já enviado vários médicos urologistas voluntários nas áreas da cirurgia reconstrutiva, urologia feminina, urologia geral e urologia pediátrica.

Além de fazer intervenções cirúrgicas, a equipa vai ajudar no ensino de técnicas endoscópicas de diagnóstico em urologia pediátrica e técnicas endoscópicas como ablação das válvulas da uretra posterior.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais