#UniteforParkisons: APDPk alerta para a importância do otimismo perante a Doença de Parkinson

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson lançou uma campanha que conta os testemunhos positivos de doentes que vivem com esta doença.

Muitos doentes depois de receberem um diagnóstico de Parkinson associam esta patologia a uma incapacidade precoce, mas a Doença de Parkinson não é o fim de um caminho, como explica a presidente da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), Ana Botas.

“Viver com doença de Parkinson é uma adaptação. O que explicamos às pessoas é que o caminho que têm a percorrer vai ser percorrido. Apenas será necessário encontrar a forma mais adequada de o fazer”, afirma Ana Botas, acrescentando que “ter uma atitude otimista faz muita diferença”.

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum a nível mundial (depois da Doença de Alzheimer) e afeta perto de 20 mil portugueses. Esta doença do movimento tem uma sintomatologia alargada e que varia muito entre os doentes, mas estão identificados quatro sintomas motores muito comuns: lentidão dos movimentos, rigidez muscular, tremor e alterações da postura.

A propósito do Dia Mundial da Doença de Parkinson, 11 de abril, a APDPk lança em Portugal a campanha #UniteforParkinsons, cujo lema é “Aproveitar mais de cada dia”. Esta campanha conta com testemunhos positivos de doentes que vivem com Parkinson e cujo tratamento passou pela estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation, ou DBS, na sigla inglesa).

A campanha vai estar visível em toda a frota da Carris – 603 autocarros e 58 elétricos – durante os dias 9 e 16 de abril, bem como nas redes sociais da APDPk, Carris e Metro de Lisboa. A Sonae Sierra e a CBRE também se associaram a esta campanha e terão expostos nos seus centros comerciais os testemunhos destes doentes, um pouco por todo o país, entre os dias 11 e 25 de abril.

A #UniteforParkinsons foi desenvolvida internacionalmente pela EPDA (European Parkinson Disease Association) com o apoio da Medtronic. Em Portugal, a campanha é adaptada e implementada pela APDPk.

COMUNICADO/SO

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