A Unilabs vai disponibilizar um teste de diagnóstico que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”.

Quem o diz é o diretor médico da empresa, que esclarece que o objetivo é “ter uma ferramenta de diagnóstico que, em simultâneo, permite diferenciar se é ou não covid-19 e, se não for, qual o vírus que está a causar aquele quadro clínico”.

Em declarações à agência Lusa, António Maia Gonçalves explicou que esta ferramenta surgiu no âmbito de uma colaboração com um laboratório sul coreano e que poderá auxiliar os clínicos a obter diagnósticos mais precisos.

“Agora com a época da gripe, vamos ter doentes a tossir, com dores de garganta, pingo no nariz e com febre a recorrerem aos hospitais e centros de saúde. Clinicamente, é impossível sabermos se é Covid-19, uma gripe banal ou gripe A”, observou o médico.

Esta “arma de diagnóstico”, que ficará disponível “nos próximos 10 dias”, permitirá assim, através de uma única amostra via zaragatoa da nasofaringe, depreender se se trata do SARS-CoV-2 ou de outras agentes patológicos.

O teste, realizado mediante prescrição médica, poderá ser feito nos mesmos locais dos testes covid-19, em drive thru ou algumas unidades da empresa e os resultados ficarão disponíveis nas 24 a 36 horas posteriores.

O responsável adianta que se irá “tentar massificar a distribuição à medida que for necessário”.

LUSA/SO

ler mais