9 Jul, 2019

Unidade de hemodiálise do Pico irá abrir brevemente

Depois do impasse, em 2018, finalmente é anunciada a abertura da unidade de hemodiálise do centro de saúde da Madalena para breve.

A unidade de hemodiálise do centro de saúde da Madalena, na ilha do Pico, irá abrir em breve, tendo ainda avançado que os equipamentos “estão prontos a entrar em funcionamento”, anunciou a secretária Regional da Saúde.

“As infraestruturas e os equipamentos, uma aposta do Governo dos Açores para a criação desta unidade, estão prontos a entrar em funcionamento. Contudo, aguardamos que os resultados das análises da qualidade da água estejam concluídos, por forma a garantir, em primeiro lugar, a segurança dos utentes”, avançou Teresa Machado Luciano, citada em nota de imprensa.

A governante garantiu que serão mantidas reuniões regulares para assegurar que outras questões da área da saúde sejam melhoradas.

A unidade de hemodiálise da ilha do Pico, que vai evitar a deslocação de utentes ao hospital da Horta, no Faial, já tinha sido anunciada para o início de 2018, mas o processo foi adiado devido a problemas detetados na qualidade da água.

Atualmente, existem unidades de hemodiálise apenas nos três hospitais do arquipélago – Horta, Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e Angra do Heroísmo (Terceira).

A secretária Regional da Saúde reuniu-se com a administração da Unidade de Saúde de Ilha do Pico no âmbito da visita estatutária do executivo regional à ilha, que se iniciou segunda-feira e termina na quarta-feira.

EQ/Lusa

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais