12 Mar, 2021

Testes rápidos nasais com mais de 97% de eficácia

Farmacêutica disponibiliza novos testes nasais rápidos com mais de 97% de eficácia, para facilitar processo de auto testagem.

Em resposta à portaria publicada esta manhã, que estabelece um regime excecional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio, a serem realizados em amostras da área nasal anterior interna, a Biojam Holding Group revela ter disponível soluções de diagnóstico nasal, as quais se encontram registadas no INFARMED desde o dia 3 de fevereiro.

Os testes rápidos de antigénio por amostra nasal da Biojam, à semelhança dos tradicionais testes de zaragatoa por nasofaringe e/ou orofaringe, que fazem parte da lista comum “mutuamente reconhecida” na União Europeia, apresentam elevados níveis de viabilidade na ordem dos 97,09% de sensibilidade e 99,9% se especificidade.

O CEO da Biojam Holding Group, Carlos Monteiro, explica “os testes rápidos nasais são testes imunocromatográficos para a deteção qualitativa de antigénios específicos SARS-CoV-2 presentes na cavidade nasal humana. Estes testes são, no seu fundamento, idênticos aos já conhecidos testes rápidos de antigénio covid-19 do mercado, mas são efetuados com uma zaragatoa nasal para recolha da amostra, ao invés da zaragatoa nasofaríngea”.

“A vantagem é aquela em que a Biojam se tem vindo a defender desde o início e que se prende com a necessidade de disponibilizar não apenas as melhores soluções de diagnóstico em termos clínicos, mas também as menos agressivas e invasivas, permitindo o tão esperado autodiagnóstico”, acrescenta.

A Biojam Holding Group foi umas das primeiras empresas a colocar no mercado testes serológicos, assim como foi a primeira empresa a apresentar no final do verão de 2020 os testes rápidos de antigénio Sars-Cov-2. Foi pioneira no que toca aos testes DUO e, à data, é uma das principais empresas a apresentar testes Sars-Cov-2 com método de colheita por saliva.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais