Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para importância de ter acesso à Reabilitação Respiratória

No Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, que se assinala a 21 de abril, a Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) vai promover uma ação junto da população para alertar para a importância de todos os doentes terem acesso a este tratamento.

“Torna-se premente aumentar a oferta dos programas de reabilitação respiratória intervindo sobre um maior número de doentes, de forma segura e eficaz, e garantir uma maior adesão a comportamentos de saúde a longo prazo”, afirmam Vitória Martins e Inês Sanches, da Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da SPP, citados em comunicado.

A Comissão de Trabalho reforça que “é necessário aumentar a oferta de novos programas e investir em novos modelos de reabilitação, nomeadamente programas comunitários – realizados em instalações como ginásios, centros de dia ou centros de saúde e em grupo”. Estes programas comunitários devem também estar articulados “com os programas de reabilitação respiratória hospitalares que devem estar disponíveis em todos os hospitais”.

Nesse sentido, está também agendada para o dia 21 uma reunião conjunta que conta com vários profissionais de saúde e de várias especialidades médicas, incluindo a Medicina Geral e Familiar.

A reabilitação respiratória ajuda a diminuir a falta de ar e a melhorar a capacidade de exercício, contudo, apenas 1% dos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) tem acesso a esta terapêutica em Portugal. Por este motivo, a Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da SPP pretende reforçar a importância deste tratamento e do seu respetivo acesso com uma ação de sensibilização que vai decorrer no dia 21 de abril, pelas 15h30, junto à Torre de Belém.

COMUNICADO/SO

ler mais

RECENTES

ler mais