5 Fev, 2018

Sociedade Portuguesa de Cardiologia e Hospital Garcia de Orta dedicam um dia à Hipertensão Pulmonar

“Um Dia Dedicado...” é a nova iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, cuja primeira sessão arranca hoje no Hospital Garcia de Orta, em Almada, com o tema ‘Hipertensão Pulmonar’.

A Hipertensão Arterial Pulmonar ocorre quando a pressão nas artérias dos pulmões é demasiado alta, resultando numa tolerância diminuída ao esforço e na insuficiência cardíaca. Estima-se que, em Portugal, esta condição possa atingir 70 novos casos por ano.

Este projeto da SPC visa promover a comunicação entre os principais centros de cardiologia e a escolha da Hipertensão Pulmonar como primeiro tema deve-se ao papel da especialidade no diagnóstico e tratamento desta condição, cuja evolução se tem vindo a verificar ao longo dos anos.

Sendo a Unidade de Hipertensão Pulmonar do Hospital Garcia de Orta uma das mais experientes, integrando um programa semanal de angioplastia pulmonar por balão que acolhe doentes de todo o país, surge como uma unidade qualificada para a partilha de conhecimento com outros profissionais nesta iniciativa, a começar hoje, intitulada de “Um Dia Dedicado à Hipertensão Pulmonar”.

A sessão irá decorrer no Serviço de Cardiologia do hospital, sob a orientação da Drª Maria José Loureiro, com um programa muito prático que inclui, na parte da manhã, a avaliação de casos clínicos e, pela tarde, a realização de cateterismos direitos, angiografias e angioplastias pulmonares.

Drª Maria José Loureiro

ler mais

RECENTES

ler mais