19 Abr, 2022

Sociedade de Esclerose Múltipla organiza primeiro festival adaptado em Portugal

O evento irá contar com cerca de 280 voluntários (artistas, expositores, organizadores e logística de apoio), que se dividem entre pessoas pertencentes à SPEM e comunidade em geral.

O 1º Festival SPEM Solidário vai ter lugar no dia 29 de maio, no Passeio Marítimo de Marvila. O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), realiza-se no âmbito da efeméride do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 30 de maio.

A iniciativa, que pretende juntar pessoas com deficiências, incapacidades ou doenças neurodegenerativas oriundas de todo o país, vai decorrer ao ar livre e tem agendadas várias atividades com o objetivo de promover a inclusão social e dar a conhecer a atividade desta sociedade.

O Festival realiza-se no Passeio Marítimo de Marvila, numa estrutura ao ar livre, com uma zona de restauração concebida para pessoas em cadeiras de rodas, zonas de conforto para que possam assistir ao festival na sua totalidade, zonas de encosto de bastão para garantir o conforto dos utilizadores e facilidade de deslocação dentro do recinto. Os wc’s portáteis disponíveis na zona também serão adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo a SPEM,  “O público-alvo deste evento vê-se muitas vezes excluído da participação ativa em espetáculos onde se sintam parte integrante dos mesmos e da sua importância na sociedade. Por esse motivo, a SPEM, em conjunto com a Freguesia de Marvila, decidiu, pela primeira vez em Portugal, conceber um evento inovador e inclusivo para todas as pessoas com deficiências e incapacidades e aberto a toda a sociedade em geral”.

Ao longo do dia realizar-se-ão vários momentos musicais, com atuações de artistas solidários, aulas de dança, uma corrida de cadeiras de rodas, proporcionada pela Escuderia Castelo Branco, com a participação dos atletas paralímpicos André Venda e Telmo Pinão e a possibilidade de entrar ou espreitar o cockpit de um carro de rally, que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Ralis.

Este evento solidário visa também a angariação de fundos, para garantir que todos os que dependem da SPEM vejam os seus direitos garantidos de forma a viver com dignidade e todos os cuidados assegurados.

O evento será pautado por momentos de atividade física e terapias SPEM, animação musical, entretenimento e um webinar realizado em parceria pela SPEM e o Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), intitulado “Conectados pelas curas para a Esclerose Múltipla”.

Os bilhetes para o 1º Festival SPEM Solidário poderão ser adquiridos brevemente através da página oficial da MEO Blue Ticket, tendo o custo de 2,50€ para sócios SPEM e de 5,00€ para não sócios.

Este evento será ainda transmitido em live streaming.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais