15 Jul, 2020

SNS. Horas extra aumentaram 17% até junho e ausências subiram 30%

Bastonários apontam o dedo à falta de médicos e enfermeiros. Número de dias de ausência disparou mais de 50% em relação a 2019

Entre janeiro e junho, o número de horas suplementares feitas pelos profissionais do SNS aumentou 17%, adianta o Jornal de Notícias. Face ao primeiro semestre do ano passado, contabilizaram-se mais de 1,163 milhões de horas trabalhadas.

De acordo com os dados do portal do SNS, só em maio, o mês em que foi retomada a atividade programada normal (e quando o SNS ainda estava mais pressionado com a pandemia) foram feitas mais de 470 mil horas extra.

O aumento das horas extras, a que o SNS se vê obrigado a recorrer perante a carência de profissionais em diversas áreas e o aumento da atividade assistencial, é uma realidade que se tem verificado ao longo dos últimos anos.

 

Sempre houve falta de enfermeiros 

 

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) refere que sempre houve uma falta crónica de enfermeiros, cenário que a pandemia de Covid-19 veio agravar, levando ao aumento do trabalho complementar. O SNS “anda a navegar consoante o que acontece todos os dias”, diz Ana Rita Cavaco ao JN. Pelas contas da OE, faltam 30 mil enfermeiros no SNS.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos critica a resistência do governo em contratar e adianta que, só no ano passado, estes profissionais fizeram mais de 6 milhões de horas extras. “O que se gastou [mais de 100 milhões de euros] dava para contratar cerca de 5500 médicos como assistentes hospitalares em regime de 40 horas”, sublinha Miguel Guimarães.

A sobrecarga de trabalho leva muitos a um estado de exaustão, desmotivação e burnout de muitos profissionais. Sinal disso é o aumento, igualmente no primeiro semestre de 2020, dos dias de ausências, para um total de 2,744 milhões de dias de trabalho perdidos. Estes números representam neste indicador de 30% em relação a igual período do ano passado, sendo que as faltas por doença escalaram 53%.

TC/SO

 

[box] Notícias Relacionadas:

Covid-19: SNS já está a ser reforçado para o inverno

Já está em curso a preparação do plano para o inverno, com o reforço de recursos humanos, da capacidade instalada dos hospitais, da vacinação e da rede de testagem

Covid-19: Lançado programa que visa tornar o SNS mais digital

O projeto é dirigido a todas as unidades do SNS, de forma a capacitar todos os profissionais para a utilização de ferramentas digitais

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais