28 Jul, 2023

SNS com mais 4,5% de nascimentos no primeiro semestre

Segundo o Ministro da Saúde, nasceram mais sete bebés por dia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), “o que prova que o sistema está a funcionar, com qualidade, segurança e previsibilidade”.

No primeiro semestre nasceram no Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais 4,5% bebés do que no período homólogo de 2022, disse o ministro da Saúde, recordando que este ano só houve encerramentos de maternidades previamente programados. O ministro falava aos jornalistas após uma visita ao hospital de S. José, em Lisboa, inserida numa iniciativa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Questionado pelos jornalistas sobre o encerramento nos fins de semana em agosto do bloco de partos do Hospital de Braga, o ministro disse que há outras maternidades na região de Braga e salientou que “o funcionamento em rede” garante “a qualidade, segurança e previsibilidade”. Esse anúncio, disse, é precisamente a demonstração do funcionamento em rede do SNS.

“Nós temos os dados do primeiro semestre deste ano, já fechados. Não ocorreu nenhum encerramento que não tivesse sido previamente programado neste esquema de rotatividade. E, ao contrário nasceram no SNS mais 4,5% de bebés do que tinham nascido no primeiro semestre de 2022”.

LUSA

Notícia relacionada

Teste do pezinho aponta para mais 1.437 nascimentos no primeiro trimestre do ano

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais