16 Jul, 2019

Serviço virtual dos hospitais de Lisboa arranca com novas valências

O serviço virtual do Balcão Único de Atendimento dos hospitais de Lisboa Central entra hoje em funcionamento, com novas funcionalidades, para os utentes que recorram a uma das seis unidades que o integram.

O Portal do Utente, vertente do Balcão Único de Atendimento (BAU) na Internet, passa a permitir a marcação de exames, o pagamento de taxas moderadores e obtenção de declarações de presença em consultas e exames dos hospitais que integram o grupo de hospitais de Lisboa Central (São José, dos Capuchos, de Santa Marta, Curry Cabral, Dona Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa), avança hoje em comunicado o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHUCL).

Este serviço é “o mais desenvolvido do país”, que, contendo a tecnologia CRM (Customer Relationship Management), “potencia a comunicação entre o CHULC e os seus utentes, dando garantias de uma resposta adequada e mais atempada”, explica o CHUCL, em comunicado.

Apesar de estar a funcionar desde setembro de 2016, com a possibilidade ao utente de marcar consultas, pedir informações clínicas e esclarecimentos, avança esta terça-feira com novas ferramentas com vista a complementar o serviço até agora disponível, com vista a “duplicar o número de contactos mensais e atingir os 25 mil utentes registados no portal”, pode ler-se no comunicado, acrescentando que, ao longo do corrente ano, “já foram geridos cerca de 29 mil contactos, entre os quais 15 mil efetuados por telefone e 13 mil por email”, resultando numa resposta a cerca de 99% dos casos.

O BUA é um serviço de comunicação centralizado e personalizado de todos os contactos efetuados por utentes do CHULC, através do portal, telefone, fax, chat do portal e email, que, pela modernização do relacionamento com os utentes e a desmaterialização dos processos administrativos, visa dar respostas imediatas, quer pelo próprio balcão, quer por outros serviços para onde os pedidos dos cidadãos são encaminhados”, esclarece no documento.

Tendo sido objeto de financiamento no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade (SAMA), o BUA foi implementado pela área de Gestão de Doentes do CHULC e integra na sua constituição atual uma equipa de profissionais com apoio e formação em técnicas de comunicação e atendimento e formação específica para utilização das ferramentas tecnológicas e informáticas em funcionamento na área administrativa do CHULC.

Em setembro, o Portal do Utente irá contar ainda com novas funcionalidades – a possibilidade de impressão de relatórios de exames e análises, o pedido de renovação de medicação ou de transporte. Além disso, será ainda possível a efetivação de consulta e o pagamento automático de taxa moderadora por telemóvel.

Erica Quaresma (com Lusa)

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