30 Set, 2024

Serviço de saúde da Madeira faz 50 cirurgias ao dia e quer atingir 18 mil este ano

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) realizou um total de 13.257 cirurgias nos primeiros nove meses de 2024, ou seja, uma média de 50 intervenções cirúrgicas por dia.

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) realizou em média 50 cirurgias por dia nos primeiros nove meses deste ano, num total de 13.257, indicou o secretário da Tutela, sublinhando que o objetivo é atingir 18 mil até dezembro.

“Poderemos atingir o número de 18 mil cirurgias no final do ano, sem contar com os contratos feitos com o [setor] privado na área da cirurgia geral e na área da cirurgia vascular”, disse Pedro Ramos, para logo acrescentar que “esta meta nunca foi atingida na Região Autónoma da Madeira”.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil falava no decurso de uma visita ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, para dar a conhecer os resultados da atividade cirúrgica realizada nos primeiros nove meses de 2024.

“Em nove meses, temos uma média de quase 50 cirurgias por dia, realizámos já 13.257 cirurgias, englobando a produção eletiva e a produção adicional”, explicou, esclarecendo que o número é superior ao de 2019, antes da pandemia de covid-19, e também aos anos de 2020, 2021 e 2022.

Pedro Ramos considerou que os dados referentes a 2024 são “extremamente interessantes” e destacou o empenho dos profissionais, afirmando que “estão a fazer um esforço enorme no sentido de reduzir a lista de espera”.

“No caso das cirurgias, o ponto da situação é extremamente positivo para o Sistema Regional de Saúde e deve-se única e exclusivamente ao trabalho dos profissionais, médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais, que têm, de facto, realizado um trabalho meritório num ano em que tem havido tantas contingências”, declarou.

LUSA

Notícia relacionada

ULS de Coimbra realizou meio milhar de cirurgias à epilepsia em 25 anos

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais