2 Ago, 2022

Serviço de Medicina Interna de Vila Franca de Xira à beira do limite. Diretora demitiu-se

O Serviço tem cada vez menos médicos, "não tendo a saída de clínicos vindo a ser compensada com novas contratações", denuncia o Sindicato Independente dos Médicos.

O Serviço de Medicina Interna (MI) do Hospital de Vila Franca de Xira tem sido afetado por várias rescisões contratuais de médicos especialistas, o que tem agravado o já elevado défice de recursos humanos neste serviço, denuncia o Sindicato Independente dos Médicos (SIM). A falta de médicos levou mesmo à demissão da diretora do Serviço de Medicina Interna, Filomena Esteves.

O Serviço tem cada vez menos médicos, “não tendo a saída de clínicos vindo a ser compensada com novas contratações”, sublinha o sindicato liderado por Jorge Roque da Cunha. O SIM acusa o conselho de administração do Hospital de Vila Franca de Xira de “esticar a corda” e de “pintar um quadro cor-de-rosa”, ao contratar médicos “que já se encontravam a trabalhar no Hospital como internos”, não aumentando, desta forma, a capacidade de resposta do serviço de MI.

Em comunicado, o SIM refere que o “desalento impera nos corredores do Hospital” e garante que um grupo de 24 médicos da instituição apresentou, há cerca de duas semanas, um pedido de apoio no Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos (OM), para que se estabeleçam limites à carga assistencial relativa a doentes internados. Isto porque cada médico do serviço de MI em Vila Franca de Xira tem agora de observar 12 doentes, “quando o último despacho ministerial existente estipula que o rácio normal seria de 8 médicos por cada 60 camas, o que perfaz 7,5 doentes por especialista, sem contar com o apoio dos internos em formação”.

Perante a falta de médicos, que se continua a agravar, o SIM alerta que se torna “ainda mais difícil a assistência aos doentes internados”.

SO

Notícia Relacionada

Serviços de urgência do Hospital de Vila Franca de Xira “comprometidos” por falta de enfermeiros

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais