28 Jun, 2018

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde de visita ao Rock in Rio

O espaço da Divisão de Intervenção nos Consumos Aditivos e Dependências (DICAD) no Rock in Rio (RiR) vai receber a visita de Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, no dia 29 de junho, pelas 18H15

A visita pretende conhecer o trabalho da equipa da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) no RiR, reconhecendo esta intervenção como uma oportunidade ímpar para contactos de proximidade com vista à redução de riscos e minimização de danos.

Em conjunto com Laura Silveira, Vice-presidente da ARSLVT, Joaquim Fonseca, Coordenador da DICAD e Roberta Medina, Vice-presidente do RiR, o Secretário de Estado Adjunto da Saúde vai fazer o balanço desta intervenção do Ministério da Saúde no primeiro fim-de-semana do Rock in Rio, pelo que convidamos a comunicação social acreditada no RiR a acompanhar a visita. Recorde-se que a iniciativa da DICAD/ARSLVT no RIR 2018 visa a redução de riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo do álcool.

No stand da DICAD, localizado no caminho entre a Entrada Principal e a Área VIP (ver foto em anexo), realizam-se:

– Testes de alcoolémia, sensibilizando os participantes para as implicações de determinada taxa de alcoolémia na condução de veículos e em comportamentos sexuais desprotegidos;

– Testes de monóxido de carbono para avaliar o impacto do consumo de tabaco e uma vez mais proporcionar aconselhamento sobre hábitos tabágicos;

– Distribuição de preservativos, gel lubrificante e outros materiais que, tal como as intervenções anteriores, visem a redução de riscos e a minimização de danos.

No âmbito da ação “18+”, a DICAD garantiu o recrutamento e formação de jovens universitários que participam na colocação de pulseiras a quem não aparenta ter mais de 18 anos, numa lógica de intervenção entre pares. Os técnicos da DICAD têm tido presença assídua junto dos operadores e empregados dos bares e restaurantes, com vários briefings diários por forma a reforçar as atitudes de venda responsável.

COMUNICADO/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais