11 Nov, 2019

Saúde Mental na gravidez e puerpério em debate

A ansiedade e a depressão na gravidez e pós-parto, os resultados infrutíferos dos tratamentos de fertilidade, a PMA, a mãe (im)perfeita e o sono do bebé são apenas alguns dos temas centrais.

O II Encontro Anual do Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé, a decorrer em Guimarães entre os dias 11 e 13 de novembro, vai focar-se num dos temas mais badalados da atualidade: a saúde mental. No entanto, sob uma outra prespetiva – a da gravidez e puerpério.

Contando com cerca de 70 profissionais e investigadores da lusofonia, o evento irá começar na terça-feira pelas 17h00, sendo que, durante este dois dias serão abordados diferentes temáticas, das quais destacamos a ansiedade e depressão na gravidez e pós-parto, o impacto do tabaco e do álcool durante a gestação, os resultados infrutíferos dos tratamentos de fertilidade, a procriação medicamente assistida (PMA), a mãe (im)perfeita, os problemas do sono do bebé e a sua autorregulação. Simultaneamente, serão ainda apresentados três programas:

  • programa de prevenção precoce na depressão;
  • programa de intervenção online pós-parto;
  • e, por último, um programa de promoção de saúde mental perinatal na região da Grande Lisboa.

Para além destas palestras, o encontro irá ainda contar com o workshop “Psicoterapia interpessoal perinatal” (IPT), com Scott Stuart, Professor na Universidade de Iowa, IPT Institute, nos EUA. A IPT é uma intervenção breve que visa melhorar a qualidade das relações interpessoais e o funcionamento social do indivíduo e constitui uma formação certificada e indicada para profissionais de saúde, psicólogos e psicoterapeutas, entre outros.

Pode obter mais informações sobre o evento, visite o site oficial da Sociedade Marcé.

 

EQ/SO

ler mais

RECENTES

ler mais