26 Jul, 2022

São João implementa projeto para erradicar Hepatite C nas populações vulneráveis do Porto

O protocolo pressupõe a deslocação dos médicos do São João aos cuidados de saúde primários para a realização da consulta, diagnóstico e tratamento.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai assinar, na próxima quarta-feira (dia 27), pelas 11h30, um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde do Norte, com o intuito de afirmar um projeto piloto de abordagem descentralizada e integrada de cuidados para a eliminação da Hepatite C em populações vulneráveis na cidade do Porto.

Após o sucesso desta ação nos estabelecimentos prisionais do Porto, que praticamente erradicou a Hepatite C nestes locais e cujo modelo foi replicado a nível nacional, o CHUSJ, através do Serviço de Gastrenterologia, alia-se agora aos cuidados de saúde primários do Norte do país para estar mais perto da comunidade e chegar a todas as franjas da população, continuando a cumprir as metas da Organização Mundial de Saúde para eliminar esta patologia até 2030.

O protocolo pressupõe a deslocação dos médicos do CHUSJ aos cuidados de saúde primários para a realização da consulta, diagnóstico e tratamento, em articulação com a equipa de saúde familiar do utente.

Esta consulta é destinada a pessoas identificadas pelos Centros de Resposta Integrados do Porto e constitui uma intervenção inovadora e de proximidade.

COMUNICADO

Notícia Relacionada

“É cada vez mais difícil encontrar doentes com Hepatite C”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais