Robô cirúrgico Versius disponível na Península Ibérica
A CMR Surgical e a MBA SURGICAL EMPOWERMENT firmaram um acordo para distribuição do robô cirúrgico Versius em Portugal e Espanha. Versátil e modular, o sistema já é utilizado globalmente e permitirá ampliar o acesso à cirurgia robótica na Península Ibérica, beneficiando hospitais e pacientes.

A CMR Surgical (CMR), empresa global de robótica cirúrgica, e a MBA SURGICAL EMPOWERMENT, distribuidora de dispositivos médicos, assinaram um acordo de distribuição exclusiva para o sistema cirúrgico robótico Versius em Espanha e Portugal. Trata-se do segundo robô cirúrgico de tecidos moles mais utilizado no mundo. Graças a este acordo comercial, este inovador sistema estará agora acessível em ambos os mercados através desta multinacional espanhola, que tem mais de 37 anos de experiência no setor médico.
De origem asturiana, a MBA é uma empresa com um sólido percurso nas áreas da Cirurgia, Oncologia, Ortopedia, Traumatologia e Anestesia. Com uma faturação de mais de 90 milhões de euros em 2024, e em virtude da sua grande capacidade de penetração no mercado, a empresa prevê posicionar-se como uma referência no panorama da cirurgia robótica modular em Espanha e Portugal, superando os 100 milhões de euros nos próximos três anos.
O sistema da CMR, Versius, é um robô cirúrgico versátil e adaptável, concebido para realizar procedimentos complexos num vasto leque de especialidades cirúrgicas, nomeadamente Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Cirurgia Torácica. Com um design modular, compacto e leve, o Versius pode ser facilmente transportado de uma unidade a outra, permitindo que os hospitais maximizem a sua utilização, o que pode ser crucial para muitos centros que adotam novas tecnologias. Atualmente, o Versius já está presente em vários hospitais da Península Ibérica, incluindo o Hospital Universitário Ramón y Cajal, o Hospital Universitário de Bellvitge e o Hospital Lusíadas Porto. A nível global, já foram realizadas mais de 29 mil cirurgias bem-sucedidas com esta plataforma robótica
Carlos Pinto, CEO da MBA SURGICAL EMPOWERMENT, destaca: “Esta parceria com a CMR Surgical é um orgulho para nós. O nosso principal objetivo agora é canalizar toda a nossa experiência e capacidade de alcance para garantir que a sua inovadora solução chegue a um maior número de hospitais, beneficiando assim uma quantidade crescente de doentes”.
COMUNICADO/SO
Notícia relacionada
Investigadores portugueses descobrem como prevenir complicações pós-cirurgia ao coração