Projeto que promove literacia em saúde dos doentes hemato-oncológicos ganha bolsa

O projeto tem como objetivo informar a população sobre as doenças hemato-oncológicas, porque permite "capacitar estas pessoas para uma melhor gestão da sua doença", como explica a presidente da APLL, Dra. Isabel Barbosa.

O projeto “Perto de si, pela Sua Saúde!”, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), recebeu uma bolsa no valor de 10 mil euros pela biofarmacêutica Celgene.

No âmbito da iniciativa “Prémios Celgene de Incentivo às Iniciativas Centradas na Pessoa Doente”, o objetivo é que o prémio monetário permita à APLL divulgue informação, através de  palestras, workshops, materiais informativos e atividades, aos doentes hemato-oncológicos durante o próximo ano, especialmente à população mais idosa.

“Perto de si, pela Sua Saúde!” é um projeto que visa o bem-estar físico e psicológico dos doentes hemato-oncológicos através de ações de promoção de literacia em saúde junto da população, através da presença em 15 feiras de saúde organizadas por vários municípios em todo o país no decorrer de 2020.

“O objetivo é informar a população sobre as doenças hemato-oncológicas, porque informar significa capacitar estas pessoas para uma melhor gestão da sua doença. Além das necessidades clínicas, existem outras questões que, quando devidamente abordadas, contribuem para um tratamento integrado e uma reabilitação mais eficaz destes doentes”, afirma Isabel Barbosa, presidente da APLL.

Será pela via de inúmeras atividades que o projeto pretende manter os doentes oncológicos, em especial os hemato-oncológicos, informados acerca dos seus direitos, deveres e novas terapêuticas disponíveis, bem como sobre formas de lidar com a doença através da partilha dos testemunhos de outros doentes. A juntar à componente informativa e formativa, serão dinamizadas atividades ao ar livre para alertar os doentes e os seus familiares sobre a importância da prática de exercício na melhoria da qualidade de vida.

“Este projeto surgiu quando a APLL percebeu como a sua presença em feiras de saúde era importante para as comunidades locais, algumas distantes dos centros urbanos, que muitas vezes não tinham um acesso facilitado à informação ou não se sentiam à vontade para esclarecer as suas dúvidas junto dos médicos” explica a presidente da associação. “Perto de si, pela Sua Saúde!” vem reforçar a concretização dos objetivos da APLL, uma vez que permite apoiar e esclarecer as pessoas que têm uma doença oncológica do sangue, de uma forma mais próxima e, por isso, mais eficaz”, acrescenta.

Katherine Stultz, VP Country Manager na Península Ibérica, relembra que “felizmente, os avanços [médicos] e a investigação científica permitem melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos doentes e aumentar a sua esperança de vida. Mas quando procuramos por esses benefícios para os doentes, não pensamos apenas nos avanços clínicos: existem outros aspetos importantes que precisam de ser abordados para que se alcance uma melhoria mais profunda na qualidade de vida dos doentes. Neste sentido, o projeto vencedor destacou-se pela sua abordagem integrada e próxima, em resposta às necessidades não clínicas dos doentes.”

“A Celgene está empenhada em melhorar a vida das pessoas com doença e a atribuição da bolsa é uma das formas pelas quais a Celgene consegue incentivar a investigação e a implementação de iniciativas centradas no doente que visem a satisfação das suas necessidades não clinicas”, sublinha. Katherine Stultz agradece ainda “a participação dos candidatos dos 19 projetos submetidos, pelas suas excelentes iniciativas e pelo mérito e importância que os seus projetos têm para o bem-estar e qualidade de vida dos portugueses que vivem com doença”.

EQ/SO

ler mais

RECENTES

ler mais