19 Jun, 2024

Programa orçamental da saúde para 2024 já foi ultrapassado em 110 ME

Neste momento, o crescimento estimado do programa orçamental da saúde para o ano inteiro já foi ultrapassado em 110 milhões de euros, avançou a ministra da Saúde.

Segundo Ana Paula Martins, a avaliação foi feita pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e indica que a tendência não é de equilíbrio, mas ressalvou que “é preciso amadurecer os dados” e perceber como é que estão a evoluir as Unidades Locais de Saúde (ULS).

“Pelos dados que temos neste momento, e temos que trabalhar com os conselhos de administração, sabemos que existem unidades locais de saúde que estão a conseguir ter resultados de acordo com o seu programa operacional (…) que estão muito em linha com aquilo que estava estimado. Também sabemos que há outras que estão com mais dificuldades, eventualmente porque o modelo de financiamento pode ter de ser ajustado”, afirmou a ministra na CNN Summit, em Lisboa.

Questionada se o aumento a que se tem assistido ao longo dos últimos oito anos do orçamento do Serviço Nacional de Saúde se vai manter, a ministra afirmou que “o crescimento da saúde é uma inevitabilidade”. Ana Paula Martins apontou que, nos sistemas de saúde considerados desenvolvidos, as expectativas dos cidadãos são cada vez maiores, há cada vez mais inovação “que traz custos significativos”, mas também “resultados significativos”.

A ministra considerou ainda que “nos últimos anos, Portugal tem feito uma opção política pela saúde”, dedicando-lhe “uma verba que não é irrelevante”. “O crescimento que temos visto na saúde e aquilo que os governos, sobretudo depois do período de ajustamento, têm dedicado à saúde (…) é superior ao crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], mas isto tem um limite do ponto de vista conceptual e teórico”, referiu.

 

LUSA

Notícia relacionada

Profissionais de ULS alertam para perda de autonomia dos centros de saúde

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais