9 Fev, 2021

Portugal deixa de ter maior média de novos casos mas continua com mais mortes

Portugal é agora o sétimo país do mundo com mais novos casos por milhão de habitantes. No entanto, mantém o primeiro lugar a nível de mortalidade.

Portugal deixou de ser o país com mais novos contágios pelo novo coronavírus por milhão de habitantes nos últimos sete dias, mas continua à frente no número de mortos, segundo os números do ‘site’ estatístico Our World in Data.

Portugal era ontem [dia 8] o sétimo país do mundo de alguma dimensão com mais novos casos por dia confirmados por milhão de habitantes (344), superado por Israel (753), República Checa (454), Peru (414), Albânia (390), Brasil (364) e Bahrain (362).

Na segunda-feira passada, no mesmo ‘site’, Portugal apresentava uma média de 1.142 novos casos diários por milhão nos últimos sete dias.

Quanto à média diária de mortes por milhão de habitantes, Portugal continua no topo da lista, com 20 novos óbitos diários por milhão. Abaixo estão Eslováquia (11,4), Peru (11,4), República Checa (9,9), Líbano (7,9) e Brasil (7,1).

Na semana passada, Portugal estava com uma média diária de novas mortes por milhão de habitantes de 29,7, segundo o Our World in Data, que recorre a dados compilados pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

Descontando os números de pequenos territórios como San Marino, Luxemburgo, Andorra e Montenegro, que tem menos de um milhão de habitantes, Portugal é agora o sexto país do mundo em número total de casos por milhão de habitantes (75.064), numa lista encabeçada pela República Checa (96.645).

No que toca ao número global de mortes por milhão de habitantes, Portugal é o oitavo país com mais de um milhão de habitantes a surgir na lista, com 1.388 mortes. A Bélgica, com 1.845 mortes por milhão de habitantes, lidera este indicador.

ler mais

RECENTES

ler mais