12 Mar, 2021

Paços de Ferreira instala desfibrilhadores em escolas e equipamentos desportivos

A Câmara de Paços de Ferreira anunciou hoje que será o "primeiro município do país" e equipar com desfibrilhadores todas as escolas públicas, espaços desportivos públicos e os Paços do Concelho.

Ao todo, refere em comunicado a autarquia de Paços de Ferreira, “são 26 aparelhos eletrónicos portáteis com bateria, próprios para serem utilizados por operadores não especializados, que se aplicam no tórax da pessoa com fibrilação cardíaca”.

Ao mesmo tempo, acrescenta o município do distrito do Porto, a colocação de desfibrilhadores implicará ações de formação, “dando cumprimento às normas legais vigentes, nomeadamente exigidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”.

A câmara vai, por isso, avançar com a formação de dezenas de colaboradores, das várias instituições e clubes, “habilitando-os a manusear este tipo de equipamento, de modo a que a ação de socorro seja imediata, em situações de urgência”.

O concelho de Paços de Ferreira tem 12 campos de futebol, sete escolas (básicas e secundárias), quatro pavilhões e duas piscinas.

Aqueles equipamentos são utilizados diariamente por milhares de desportistas, de diferentes modalidades.

Cerca de 5.470 alunos, professores e pessoal não docente frequentam as escolas básicas e secundárias do concelho.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais